Fotos: Valéria Cuter / reprodução
Contando com mais de mil figurantes que caracterizaram a música regional com a viola e folclore com o saci, a Pastoral da Criança de Botucatu ganhou o prêmio de R$ 100 mil no quadro Dança da Galera do programa Domingão do Faustão da Rede Globo de Televisão ao empatar com a Cidade de Coruripe de Alagoas. A música escolhida para defender Botucatu foi Casinha Branca de Gilson Campos.
Para empatar com Botucatu e dividir o prêmio também levando R$ 100 mil, a Cidade de Coruripe fez uma coreografia que homenageou Luiz Gonzaga que ficou conhecido no Brasil como o rei do baião. A música tema para a dança foi Saudade, meu negócio é chorar, de autoria do próprio Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Botucatu com seus 140 mil habitantes foi apadrinhada pelos artistas Ricardo Pereira e Fernanda Motta e obteve a maioria dos votos do auditório do Faustão e por intermédio do telefone. Já a Cidade praiana de Coruripe, com seus 54 mil habitantes, obteve os votos do SMS e internautas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Subsecretaria de Turismo, em parceria com a Rede Globo de Televisão, providenciaram uma ampla estrutura no Largo da Catedral para que a população pudesse acompanhar a exibição ao vivo de Botucatu no quadro. A estrutura compreendeu telões, câmeras de vídeo e palco, no qual se apresentou a cantora Jullyana Ramalho. Das 18 ? s 20 horas, foi realizado o link ao vivo nas duas cidades concorrentes.
{n}Botucatu no Dança da Galera{/n}
A gravação da coreografia de Botucatu para o quadro Dança da Galera foi realizada no dia 9 de março deste ano em um dos grandes locais que destacam a natureza e beleza das terras do Município: a Rampa de Voo Livre Na Base da Nuvem. Os ensaios da coreografia foram realizados durante uma semana no campo da Associação Atlética Ferroviária (AAF).
A filmagem reuniu centenas de participantes botucatuenses, que deram tudo de si para representar a Cidade em rede nacional. No local, eles receberam os figurinos originais da coreografia, os quais puderam levar para casa como lembrança.
Os artistas e embaixadores do Município no Dança da Galera (Ricardo Pereira e Fernanda Motta), que estavam no programa e por duas semanas estiveram em Botucatu para divulgar e animar o quadro, elogiaram, em rede nacional, as belezas naturais e curiosidades da região e mostrar os estreitos laços da Cidade com o folclore e que é conhecida como a Capital Nacional do Saci.
http://tvg.globo.com/programas/domingao-do-faustao/danca-da-galera/noticia/2013/04/empate-botucatu-e-coruripe-levam-r-100-mil-no-danca-da-galera.html
Compartilhe esta notícia